top of page
Buscar
Foto do escritorIolanda Pinto

Preparar uma Volta ao Mundo

Vou começar por dizer que finalmente consegui, finalmente concretizei o meu sonho de dar a volta ao Mundo! 🎉🌎😄


Claro que foi diferente do que tinha sonhado, a partir do momento em que os sonhos se tornam realidade é tudo muito diferente, não é?

Antes de mais continuamos a ultrapassar uma pandemia, embora agora esteja muito menos restritiva, quando iniciei a viagem alguns países ainda impunham muitas regras, tendo sido essa uma das preocupações adicionais para a preparação desta viagem, não só antes mas também durante a viagem foi necessária muita pesquisa sobre as regras de cada país que pretendia visitar e também dos países onde iria fazer escala...um pouco confuso às vezes mas tinha que ser.

Então vamos lá, como se começa a planear uma volta ao Mundo?

Simples...

Começamos por sonhar alto e escolher os países onde gostaríamos de ir...

Depois começamos aos poucos a colocar os pés no chão, fazemos contas ao dinheiro que realmente vamos conseguir juntar e levar para a viagem, ou seja, tornamo-nos mais realistas e aí reduzimos a quantidade de países que queremos visitar, de forma a tornar a viagem possível e não apenas um sonho.


Eu tinha algumas regras para esta viagem, uma bastante óbvia uma vez que queria dar a volta ao Mundo, teria que visitar pelo menos 3 Continentes, o que significa gastar mais dinheiro em voos.

Outra regra que impus a mim mesma foi a duração da viagem, não podia ser menos que 4 meses.

E também não queria apenas ser turista, queria envolver-me mais com os locais, sendo que resolvi inscrever-me na Worldpackers e candidatar-me a alguns voluntariados, que servem para o que mencionei antes mas também para poupar dinheiro uma vez que trocamos trabalho por alojamento e algumas vezes comida, mas atenção porque não é garantido que corra tudo bem, no meu caso fiz 3 voluntariados mas tive uma muito boa experiência, uma muito má e uma razoável...ahahah


É importante pensar que nem sempre tudo corre bem por isso devemos tomar algumas medidas de segurança, como por exemplo fazer um seguro de viagem, não fica propriamente barato mas garanto que se arrependem bem rápido se acontecer algo e não tiverem seguro, desta vez optei pela Iati Seguros...outra medida que pratico é fotografar o meu passaporte e outros documentos identificativos e enviar para o meu próprio email, caso seja roubada pelo menos tenho toda a informação importante no email.

Também anoto a informação sobre as Embaixadas de Portugal nos países para onde penso ir, pode não servir de muito mas faz-me sentir um pouco mais descansada 🙄.

E sim eu sei que a minha letra é horrível...apenas ignorem essa parte 😅.


A parte mais divertida de todo este processo, além de decidir que países visitar, é pensar no que é imprescindível conhecer nesses países, okay que nem sempre as coisas correm como gostaríamos mas convém fazer algum "trabalho de campo" antes de viajar para não chegar à toa no país, pelo menos eu prefiro assim, mas obviamente que numa viagem longa e de baixo orçamento não podemos querer visitar tudo e mais alguma coisa, e os dias não podem ser todos preenchidos, lembrem-se disso porque é importante deixar espaço para imprevistos, para alterações ou para simplesmente descansar.


Nas minhas pesquisas normalmente vejo o que se deve visitar, ou seja o mais turístico, depois tento saber os preços e mais ou menos fico com uma ideia se vale a pena ou não a visita...ou deixo para decidir quando lá estiver.

Para pesquisar os alojamentos utilizo sempre o Booking.com, costumo ficar em Hostels nos quartos compartilhados porque são mais baratos, é claro que uns são melhores do que outros mas é mesmo assim...mas às vezes opto por ficar num Hotel barato com um quarto só para mim, porque também preciso de um pouco de privacidade.

Lembrem-se de reservar inicialmente apenas 1 ou 2 noites e caso gostem do Hostel/quarto reservem mais, se necessário claro, isso evita que tenham que passar várias noites num Hostel/quarto que não vos agrada...já me aconteceu por isso deixo essa dica.

Para esta viagem resolvi comprar antecipadamente as 3 primeiras viagens de avião, ou seja, apenas defini completamente os 3 primeiros países a visitar, quis deixar mais ou menos em aberto os restantes, embora já tivesse uma ideia de quais seriam e tenha feito as pesquisas necessárias para esses, mas assim tinha sempre a possibilidade de decidir outra coisa durante a viagem, o que é algo pouco normal em mim porque gosto de ter tudo controlado mas confesso que soube bem essa liberdade, e acabei realmente por trocar um dos países que tinha pensado inicialmente.


Enfim, depois de todas as pesquisas chega a hora de realmente organizar o roteiro de viagem, sendo que essa parte vai depender muito de cada um, vamos cometer erros porque isso sempre acontece mas não há problema.

Devemos decidir quanto tempo ficar em cada país, dependendo do que queremos ver e fazer, tentando adivinhar se vamos gostar muito e se queremos ficar mais tempo ou nem por isso...sendo que dentro de cada país também é necessário decidir onde queremos ir, pelo menos eu sou assim, gosto de ter um roteiro mas com a possibilidade de o alterar se quiser.

Aos poucos a viagem vai-se tornando cada vez mais real, primeiro no papel mas assim que fazemos o primeiro pagamento, quer seja algum voo ou apenas o seguro de viagem, torna-se inevitavelmente real, agora vai mesmo acontecer não há volta a dar!

É uma sensação tão boa quando vemos ganhar vida algo pelo qual sonhámos tanto e trabalhámos tanto, não é?

Seja o que for, isso não é válido apenas para viagens mas para tudo.


Quando damos por isso temos um roteiro, já comprámos o seguro de viagem, já comprámos os primeiros voos e contamos os dias até à partida.

Mas ainda falta decidir o que levar na bagagem 🤔...essa parte para mim é a pior ahahah

Primeiro fiz uma lista do que queria levar, sabia que na maioria dos países ia estar calor mas que também ia apanhar frio, por isso precisei levar roupa de verão e roupa de inverno.

Fiz a mala uns dias antes, algo que não costumo fazer, sou daquelas que faz a mala no dia anterior, mas neste caso achei melhor deixar tudo pronto com algum tempo de antecedência e ainda bem que o fiz porque tive que refazer a mala, precisei retirar alguma roupa uma vez que não cabia tudo, principalmente porque a roupa de inverno é mais grossa e ocupa mais espaço mas precisava levar alguma...tive que decidir que peças de roupa queria deixar em casa e quais precisava mesmo levar, entretanto com algum jeito lá consegui organizar tudo e fechar a mala, que na realidade é um mochilão por ser bastante mais prático para este tipo de viagem.


Ah tenho que referir a incrível sorte que tive com a possibilidade de tomar a dose de reforço da vacina covid-19 poucos dias antes da viagem...era algo que me estava a preocupar uma vez que não sabia se nos outros países iam exigir a 3° dose ou não, mas consegui levar a vacina 3 dias antes de viajar, o que foi perfeito! 😁


E pronto, depois de todo o trabalho com pesquisas e de toda a ansiedade eis que chega o grande dia, o dia da partida, o dia em que o meu sonho se tornou uma realidade...dia 02 de Fevereiro de 2022! 💗


74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page