Segui viagem rumo à Jordânia, onde à chegada tive uma desagradável surpresa...a minha bagagem, ou seja, o meu mochilão com tudo o que precisava para a minha viagem, não apareceu.
O mais incrível para mim foi a forma como lidei com essa situação, consegui manter a calma, tratar de tudo no aeroporto e seguir para o Hostel só com a minha mochilinha do dia a dia, tendo a confiança de que iria aparecer em breve...o que acabou por acontecer, logo no dia seguinte o meu mochilão apareceu no Hostel, e que alegria foi! 😄
Fiquei pouco tempo na Jordânia, por ser um país caro e o meu orçamento já estava bastante apertado, acabei por ficar apenas 8 noites, a maioria passadas em Ammã.
Logo na primeira noite aproveitei para caminhar um pouco pelo centro da cidade, bastante movimentada, bem mais do que durante o dia, mas sempre me senti segura.
Em Ammã há algumas visitas interessantes que se podem fazer, no meu caso apenas visitei o que está incluído no Jordan Pass, que aconselho a todos comprar uma vez que o pagamento do visto está incluído, caso seja adquirido antes de chegar à Jordânia claro, e contém várias visitas importantes, nomeadamente Petra.
Juntamente com uma viajante que conheci no Hostel fui visitar a Citadell de Ammã, vale a pena a visita, tem algumas ruínas romanas interessantes, e tem uma vista maravilhosa da cidade 😍.
Aproveito já para referir que acabei por não comer nenhum prato típico da Jordânia...viajante pobre sofre 😅.
Apenas provei um milho muito temperado comprado num carrinho na rua, provei o típico café da Jordânia que devo dizer é mesmo muito bom, e comi uma sobremesa de queijo, que se chama Kanafeh, que é uma maravilha, muito muito doce mas é de fazer água na boca para os fãs de queijo obviamente 😋.
Por viajar sozinha existem sempre muitos avisos em relação a certos países, do género "ouvi dizer que esse país é perigoso", "não devias ir sozinha para esse país", coisas assim...também ouvi alguns comentários desses em relação à Jordânia mas devo dizer que fiquei surpreendida, não só por não ter sentido nenhum perigo, mas também pela grande simpatia das pessoas, mas simpatia genuína e não aquele tipo de simpatia para que compres algo.
As pessoas são muito acolhedoras, bastantes falam inglês o que também facilita a comunicação.
Numa noite saí com outra viajante para caminhar pelas ruas e acabámos por parar numa loja de roupa, onde ela ficou a escolher algo, sendo que entretanto o vendedor teve que ir a outra loja com ela e deixou-me sozinha a cuidar da sua loja, foi muito engraçado porque passavam outros turistas, pensavam que eu era a vendedora e faziam-me questões 🤣, este foi só um pequeno exemplo da tranquilidade e simpatia daquele povo, de certeza que quando lá forem vão reparar no mesmo que eu, nos sorrisos sinceros com os quais nos saúdam.
A visita ao Teatro Romano é obrigatória, sendo que também dá para apreciar de fora mas uma vez que está incluído no Jordan Pass eu entrei e subi todos os degraus para me sentar praticamente no topo, para quem tiver tempo é bom ficar lá um pouco a relaxar e imaginar tudo o que pode ter acontecido naquele lugar.
É praticamente impossível pensar numa viagem à Jordânia sem pensar em ir visitar Petra, é o grande must see daquele país na minha opinião.
Eu optei por fazer tudo sozinha, sem tour, por isso apanhei um autocarro para ir de Ammã para Wadi Musa, que é a cidade onde está localizada Petra.
Acabei por ficar 2 noites em Wadi Musa, o que é demasiado porque não há quase nada para fazer mas aproveitei para descansar, o que naquela altura da viagem me sabia muito bem.
No dia seguinte acordei às 4:45 para me preparar para a visita a Petra, queria entrar mesmo às 6h e consegui 😁.
Conseguem adivinhar quanto tempo passei nessa visita?
Nem sei como mas fiquei 8 horas e meia a visitar tudo o que consegui, tendo em conta o calor e o cansaço, sendo que acabei por ver o mais importante e ainda mais umas coisas 😄.
Começamos por caminhar um pouco (cerca de 20/25 creio) e quando percebemos já estamos a passar pelo Siq, eu fiquei maravilhada e entusiasmada quando comecei a ver a fachada do Treasure por entre as rochas e de repente já estava lá, tinha chegado! 😊
Mas isso é só o começo porque Petra tem muito mais para ver, muitos trilhos para fazer, a subir escadas e mais escadas, sabiam disso?
Eu não tinha noção que era assim e é realmente cansativo, muitas pessoas para conseguirem ver o que eu vi precisam de 2 dias...é verdade, foi o que me disseram na altura 😅.
Decidi fazer um trilho que me permitiu contemplar o Treasure de cima, sendo que a trilha é gratuita e moderada, e no final existe um café, ou melhor uma tenda que faz café e chá, mas o dono deixa-nos tirar fotos gratuitamente, contudo para ficar mais tempo já é preciso consumir alguma coisa, faz sentido claro, eu acabei por beber um café por 2 JOD e fiquei um bom tempo só a relaxar e a contemplar aquela maravilha do Mundo.
Entretanto fui visitar o Monastério, que adorei, tirei muitas mas mesmo muitas fotografias 😅, mas também depois do esforço todo para chegar até lá tinha mesmo que aproveitar ao máximo 😄.
Existem ainda outras visitas para fazer, à Igreja Bizantina e ao Great Temple por exemplo, já o Teatro Romano só dá para ver por fora mas também é interessante, mas há ainda muito mais para ver...foram muitas horas passadas a andar de um lado para o outro, a subir e a descer escadas, foi muito cansativo mas altamente recompensador.
No dia seguinte voltei para Ammã, mas como já tinha feito todas as visitas que tinha planeado acabei por apenas caminhar pela cidade, para observar as casas, as pessoas, o movimento, no fundo gosto de observar a vida das cidades caminhando, é muito prazeroso, não concordam?
Concluo dizendo que há mais para ver e fazer na Jordânia mas isso já terá que ficar para uma próxima viagem a esse país de pessoas simpáticas e acolhedoras 😊.
Entretanto aproxima-se o fim da minha Volta ao Mundo mas ainda falta um país, querem saber qual é? 🤔😄
Comments