top of page
Buscar
Foto do escritorIolanda Pinto

A mística do Egito



Apanhei 3 voos para ir do Peru ao Egito, foi muito cansativo e acabei por ficar com as pernas todas inchadas...mas foi a forma mais barata que encontrei para fazer esse percurso, vida de viajante pobre às vezes é difícil sabiam? 😅


No aeroporto do Cairo parecia uma barata tonta de um lado para o outro, a tentar descobrir o autocarro que nos leva ao centro da cidade, afinal é preciso apanhar o Shuttle (gratuito) até à estação dos autocarros (próxima do aeroporto) e daí é que se segue para o centro, parece fácil dito assim certo? Ahahah.

Não fiquei muito tempo no Cairo, porque decidi comprar o bilhete do comboio noturno para Luxor no dia seguinte, mas ainda deu para visitar o Museu, o mais antigo, que fica no centro da cidade.

Acabei por passar 3 horas no Museu, a admirar os deslumbrantes sarcófagos e mais mil e um artefactos antigos, é obviamente uma visita obrigatória, foi pena não ter ido ao Museu novo mas fica para quando voltar ao Egito.


Já de noite desloquei-me até à estação dos comboios para embarcar para Luxor, mas não esperava que fosse tão confuso descobrir o comboio, acabei por ter ajuda de um homem egípcio, que praticamente não falava inglês, foi muito simpático, simpático até demais, já que acabou por sentar-se ao meu lado todo o caminho e meteu conversa comigo quando eu só queria dormir...😒


Em Luxor descobri que o assédio turístico é de um outro nível, bem acima do Cairo, mas nada que não dê para lidar, apenas me deixei mal humorada algumas vezes.

É possível visitar alguns mercados de rua, que vendem de tudo e mais alguma coisa, muito coloridos e impossíveis de resistir, apenas devemos ter cuidado para não sair das ruas movimentadas do mercado para as ruas laterais e vazias, pelo menos foi esse o aviso que os locais experientes me deram "Ruas com pessoas são boas, ruas sem pessoas são más", eu confiei e correu tudo bem 😁.


Fui visitar o Vale dos Reis, sendo uma visita cara mas obrigatória também.

No Hostel comprei o que supostamente seria um tour para fazer essa visita, achei mais prático, contudo à última hora, supostamente pelo cancelamento de todos os outros turistas, acabei por pagar apenas pelo táxi que me levou até ao Vale dos Reis, tendo inclusivamente que pagar à parte a passagem de barco para a outra margem do rio Nilo para apanhar o tal táxi...enfim 🤷‍♀️.


Comprei o bilhete geral que dá acesso a 3 túmulos, podemos entrar em qualquer um excluindo os que têm bilhete extra.

Fiquei encantada com a decoração dos túmulos, com várias pinturas e relevos, algumas muito bem conservadas, a única parte chata da visita é a quantidade de turistas, num dos túmulos até para sair tive que esperar, por estar tanta gente mas faz parte ahah.


Em Luxor podemos visitar 2 templos, o Templo de Luxor e o Templo de Karnak, sendo possível a deslocação a pé para chegar a ambos, embora o Templo de Karnak esteja mais longe, sendo que curiosamente e apesar de ter feito todo o caminho, ida e volta, a pé até esse Templo acabei por não o visitar...a entrada é cara e já estava a gastar mais do que queria 🤷‍♀️🤦‍♀️.


Visitei o Templo de Luxor, que também foi mais caro do que pensei, mas gostei da visita, é um Templo imponente, fiquei cerca de 2 horas a percorrer todo o espaço, a apreciar e claro a tirar umas fotografias para mais tarde recordar 😄.


Em Luxor ainda é possível passear junto ao rio Nilo, é um passeio bonito em que de um lado temos o rio e do outro temos o Templo de Luxor, eu fiz esse passeio já quase de noite porque durante o dia estava muito calor, mas foi bonito também.


Aproveito para referir que visitei o Egito em pleno Ramadão o que me dificultou um pouco a vida, em relação a comida, porque a maioria dos restaurantes estão fechados, por isso se conseguirem planear a visita noutra altura é melhor, fica a dica 😉.

De Luxor fui para Assuã, mais concretamente para a Ilha Elefantina, que foi onde fiquei alojada, sendo que acabei por conhecer outro viajante na estação dos comboios à chegada e descobrimos que íamos para o mesmo Hostel, e acabámos por ficar no mesmo quarto partilhado, foi muito engraçado 😄.

Na Ilha Elefantina estava ainda mais calor do que em Luxor, algo que o meu telemóvel não gostou, porque enquanto explorava a Ilha tirei umas quantas fotografias e depois o telemóvel deixou de permitir utilizar a câmara, nunca me tinha acontecido tal coisa...🌡☀️

Não há muito para ver ou fazer na Ilha, explorei um pouco e descansei bastante, até porque estava a precisar.


Um pormenor interessante é que nos barcos que vão de Assuã até à Ilha Elefantina existem 2 zonas, uma apenas para homens e outra apenas para mulheres...pois é 🤷‍♀️.

Aconteceu que na ida eu não sabia e sentei-me na zona dos homens, tendo sido avisada por um deles para na próxima vez me sentar na zona apropriada para as mulheres...para quem for fazer esse percurso de barco já sabem, tenham atenção onde se sentam! 😅


No regresso ao Cairo, de comboio noturno novamente, passaram-me para a 1° classe gratuitamente, o senhor revisor achou que eu estaria mais confortável lá do que na 2° ou 3° classe ou lá o que era, porque eu comprei o bilhete mais barato possível, era assim que eu fazia, chegava à bilheteira e pedia o bilhete mais barato para tal dia e para tal destino 😆😅.

Decidi ir até à zona de Khan el-Khalili no Cairo.

É uma zona muito turística, com um mercado grande onde vendem de tudo um pouco, e achei uma zona agradável e bonita.


Mais tarde fui ver o pôr-do-sol na ponte sobre o rio Nilo, aliás fui várias vezes a essa ponte porque ficava relativamente próxima do meu Hostel.


E eis que o grande dia chegou, o dia de ir visitar as Pirâmides de Gizé!! 😄

Não comprei nenhum tour para essa visita, decidi fazer como os locais e apanhei o metro até à estação de Gizé e depois um minibus até mais próximo da entrada, mas afinal ainda precisei caminhar cerca de 20 minutos até chegar mesmo à entrada para as Pirâmides.

Demorei cerca de 3 horas e 15 minutos a visitar as Pirâmides, foi um tempo muito bem passado, adorei a visita, as Pirâmides e a Esfinge são fenomenais e caminhar por aquele espaço é simplesmente fabuloso, tive uma manhã muito feliz e recomendo muito essa visita.

Acabei por aceitar fazer um passeio a cavalo por apenas 10 EGP, o senhor foi super simpático e consegui ver todas as Pirâmides de longe.


Resolvi ir uma segunda vez à zona de Khan el-Khalili mas desta vez o Ramadão tinha terminado e os locais estavam a festejar muito, foi muito maravilhoso ter tido a oportunidade de testemunhar essa festa de final de Ramadão, foi um privilégio na realidade.


Uma curiosidade, não só do Egito mas sendo que lá aconteceu com muita frequência, foi a quantidade de vezes que me pediram para tirar uma selfie, eram maioritariamente homens a pedir mas sempre com respeito por isso acabava por aceitar e ainda tirar também fotografia com o meu telemóvel, são boas recordações de viagem.


Ficou muito por fazer no Egito, muitos locais para ver e algumas experiências por concretizar, por isso sem dúvida que terei que voltar a esse país um dia.

Mas por agora é tempo de seguir viagem e o próximo destino conseguem adivinhar qual é? 🤔😊

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page