top of page
Buscar
Foto do escritorIolanda Pinto

Perseguindo Sonhos



Sou apologista de vivermos os nossos sonhos, por muito que possam parecer estúpidos ou ridículos para os outros.

Em 2016 comecei a pensar muito em viagens, viagens de longa duração mais concretamente, e acabei por descobrir que um dos meus sonhos é dar a volta ao Mundo.

Pesquisei muito, fiz contas à vida e depois de muito ponderar acabei por decidir-me a viajar sozinha apenas pela Ásia durante 2 meses, o que sinceramente para mim já era um grande salto face ao que estava habituada a fazer.


Depois de tomar essa decisão veio a parte mais divertida, pesquisar quais os países que queria visitar e o que gostaria de ver, tendo em conta que o orçamento era limitado e face à minha inexperiência, optei por ter um percurso definido com todos os voos comprados e as reservas nos alojamentos feitas antecipadamente.

Quanto às reservas rapidamente descobri que tinha cometido um erro, através de más experiências e em conversa com outros viajantes, mas consegui resolver com alterações às reservas, deixando apenas 1 noite em cada Hostel, dessa forma conseguimos confirmar se o alojamento é agradável e se queremos reservar mais noites lá, normalmente dá para reservar mais, ou se pelo contrário o alojamento é péssimo e assim evitamos ficar lá mais tempo.


Relativamente ao roteiro acabei por optar, pelos motivos óbvios, por países nos quais os portugueses não precisam de visto ou podem pedir eletronicamente, que me suscitavam interesse na altura e para os quais conseguisse voos mais em conta, o meu roteiro foi:


- Sri Lanka - 21 noites

- Bali - 17 noites

- Kuala Lumpur - 5 noites

- Camboja - 13 noites

- Hong Kong e Macau - 5 noites



Sendo eu uma pessoa muito organizada e com tendência para controlar tudo, como devem imaginar, fazer uma viagem destas para mim significou pesquisar imenso, escrever tudo e mais alguma coisa...inclusive no decorrer da viagem escrevia os meus gastos diários, infelizmente não escrevi um diário sobre a própria viagem, o que teria sido muito útil agora ahahah.

Devo confessar que a minha preocupação com o orçamento e com os gastos era excessiva mas não me limitou em nada, ou seja, fiz tudo o que tinha planeado fazer e mais ainda, porque felizmente fui um pouco influenciada por outros viajantes e percebi que devemos deixar sempre espaço para imprevistos, o que acabei por fazer mesmo com toda a organização que fiz da viagem.


Em termos de estilo de viagem optei por ir apenas como turista, quer isto dizer que paguei tudo, todos os alojamentos onde fiquei hospedada e tudo o que fiz durante a viagem.

Eu tenho completa noção que existem outras formas de viajar, bastante interessantes também, mas para aqueles 2 meses de viagem preferi apenas passear sem nenhum compromisso, o que obviamente significa que ficou mais caro no final.


No total acabei por gastar entre 4.000€ a 4.200€ durante essa viagem, incluindo claro um seguro de viagem que felizmente não precisei de usar.

Em qualquer viagem as visitas turísticas são imperdíveis, mas também fiz questão de aproveitar para realizar algumas experiências novas, como por exemplo aprender a surfar, andar de jet-ski, nadar com plâncton, entre outras que irei contar nas próximas publicações.

Além dos destinos novos que visitei, das experiências que tive e das pessoas que conheci durante aqueles 2 meses, o que por si só já fez com que a viagem fosse inesquecível, posso afirmar que esta viagem permitiu-me descobrir aspetos sobre mim que eu desconhecia e que me agradaram bastante, bem como melhorar algumas características minhas que considero menos positivas.



Em jeito de conclusão e antes de publicar sobre cada destino que visitei, quero apenas deixar a minha opinião e referir que diferentes pessoas têm diferentes sonhos, tal como deve ser, mas todos eles são válidos, sendo que ninguém tem o direito de os diminuir, e acho que temos o dever de tentar concretizá-los, fazer pelo menos esse esforço.

Eu ainda não concretizei o meu sonho, visto que acabei por visitar apenas países asiáticos, mas garanto-vos que não desisti, nem um bocadinho, e estou a batalhar para o concretizar.


E vocês? O que têm feito para concretizar os vossos Sonhos? 😉

102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page