top of page
Buscar
Foto do escritorIolanda Pinto

Capadócia dos meus sonhos

Atualizado: 14 de nov. de 2020

Como descrever a Capadócia?

Bem...para começar quem ainda não conhece deve, assim que possível, ir conhecer.

Acho que a melhor forma de descrever a Capadócia é dizer que é um Mundo paralelo, surreal, diferente de tudo o que havia conhecido até aquele momento.


Começámos por visitar uma cidade subterrânea, bem preservada por sinal, que me causou estranheza mas também admiração, como seres humanos viveram daquela forma, como aquele era o seu dia-a-dia e tudo o que conheciam, provavelmente era o que fazia sentido e onde estavam seguros naquela altura.


Também fomos visitar o Museu ao ar livre de Goreme.

Convém reforçar neste ponto que as pessoas viviam dentro das rochas, escavavam as suas casas nas rochas, e aparentemente era um ambiente perfeito, quente no inverno e fresco no verão, por mais primitivo que isso pareça quem somos nós para dizer que a nossa forma de viver é que é a correta ou superior?


Vou-vos contar agora sobre uma das experiências mais prazerosas desta viagem e sim da minha vida, algo único e que sem dúvida não podem perder numa visita à Capadócia, quem nunca ouviu falar dos famosos voos de balão de ar quente?

Pois bem, aqui vai a minha experiência e aquilo de que me lembro claro, porque isto de escrever sobre as minhas viagens apenas começou agora, pelo que certamente irá ficar muito por dizer.

Hora de despertar: 4:30.

Sim leram bem, para o fantástico voo de balão de ar quente esse é o horário para levantar da cama, contudo devo dizer que dependendo do hotel onde fiquem hospedados, é possível que da receção vos acordem às 4h, apenas por precaução...e que não vos parem de ligar mesmo depois de confirmarem que estão acordados, true story!

Portanto, na realidade acordei ás 4h da manhã, mas devo dizer que valeu muito a pena, ó se valeu.

Qual o custo deste passeio?

Em 2014 paguei 150€, apenas para a experiência que vos conto, mas foi a melhor decisão que tomei, jamais me perdoaria se tivesse ido à Capadócia e não tivesse feito este passeio.

Seguimos todos juntos de carrinha, ainda de noite, para uma zona desconhecida, onde nos servem café, chá e bolos, enquanto preparam os balões.

Começamos aos poucos a ver balões iluminados (pelas chamas que aquecem o ar que permite aos balões subir) a aparecer na paisagem e a magia começa a acontecer.


Somos encaminhados para os cestos e organizados de forma a ficar devidamente equilibrado.

Sem darmos por isso levantamos voo, devo dizer que nunca pensei que fosse tão suave a subida, e confesso que tinha algum receio mas não me fez nenhuma impressão.

O resto foi só deslumbre, enquanto víamos os balões à nossa volta e a paisagem maravilhosa que podíamos contemplar lá do alto.


Quando o sol começa a aparecer por detrás de uma montanha é um momento de cortar a respiração e de tirar muitas fotografias, absolutamente espetacular, convenhamos que o nascer do sol é um espetáculo por si só mas vê-lo desta forma, é completamente imperdível.

Acho que se nota que adorei a experiência não é?! 😁😁

No fim do passeio somos brindados com espumante, que melhor maneira de finalizar uma experiência destas?


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page