O primeiro destino foi o México, por alguns motivos mas não por ter um grande desejo de conhecer, não sei bem porquê, simplesmente não fazia parte da minha lista, contudo devido à pandemia, ao facto do país estar totalmente aberto e ser um dos destinos da TAP, acabou por ser o primeiro país desta minha grande aventura.
Programei 8 noites para o México, o que foi pouco tempo mas queria começar devagar, como umas simples férias 😁.
Voei de Lisboa para Cancún, onde fiquei por 2 noites, aliás vou já mencionar que a organização desta parte da viagem não foi boa, mas acontece...
No primeiro dia decidi ir até à Isla Mujeres, para chegar até à Ilha caminhei bastante até aos barcos, porque não gosto de gastar dinheiro com táxis, sendo que o barco não é barato mas valeu a pena, a Ilha é super turística, tem muitas lojas coloridas e bonitas praias, um pequeno paraíso mas cheio de turistas.
De Cancún fui para Pisté de autocarro, são cerca de 3 horas, não sendo um destino muito conhecido a não ser pelo facto de ficar a cerca de 2 km de Chichén Itzá, que foi esse o motivo que me levou lá, mas optar por ficar 2 noites foi má ideia 🙄...
Depois do almoço, sem saber bem o que fazer, acabei por ir de táxi coletivo até ao Cenote Ik-Kil, mas por falta de preparação acabei por não entrar na água, o que foi uma pena, o Cenote é muito bonito, vale muito a pena a visita principalmente se aproveitarem tudo.
No regresso para não pagar um táxi normal tive que esperar, junto à estrada, durante mais de 1 hora, acabei por conseguir apanhar um autocarro muito barato por isso compensou a espera 😅.
No dia seguinte fui visitar Chichén Itzá, fiz o percurso a pé até à entrada, cheguei cedo mas já havia imensos turistas nas bilheteiras, quando entrei ainda não eram 9 horas, fiquei mais de 2 horas a percorrer todo o espaço, a tirar fotografias e a apreciar, é de facto maravilhoso, percebo porque é uma das 7 maravilhas do Mundo, decididamente não podem perder esta visita 😍.
Para Valladolid apanhei um táxi coletivo, é super barato e é razoavelmente confortável.
Aluguei uma bicicleta no Hostel e decidi percorrer, sozinha, os 8 km até ao Cenote Suytun, confesso que já não andava de bicicleta há muitos anos mas gostei da liberdade que me proporcionou.
Quanto ao Cenote achei interessante, desta vez preparei-me bem e entrei na água, contudo tive que esperar na fila para tirar a famosa fotografia na plataforma...que estava coberta com água e a fotografia não ficou grande coisa mas foi uma experiência divertida e refrescante, mais uma visita que devem fazer.
Voltei para a cidade e tentei visitar o Cenote Zaci mas encontrava-se encerrado, estavam em obras, sendo assim aproveitei que tinha a bicicleta para conhecer as zonas da cidade mais distantes, pedalei bastante e como continuei com vontade de pedalar fui percorrer uma parte da ecopista, escusado será dizer que foi uma ótima ideia alugar a bicicleta.
No dia completo que passei em Valladolid choveu durante a manhã, pelo que acabei por sair já tarde mas mesmo assim andei bastante e até comprei uns souvenirs.
Valladolid é uma cidade encantadora, muito colorida e quando se foge do centro da cidade parece que estamos numa aldeia, com casas baixas e com muito pouco movimento.
Aproveitei o final do dia no jardim do centro da cidade, onde é possível comprar comida e apreciar a movimentação das pessoas, uma mistura de turistas e locais 😊.
Passei o meu último dia completo em Cancún e foi um dia excecional 🤩, estava na dúvida quanto ao que fazer, não tinha planos o que é bom, então acabei por decidir ir conhecer a Playa Las Perlas, o percurso até à praia foi muito agradável passando por uma avenida cheia de coqueiros, contendo uma ciclovia que facilita bastante o caminho.
A praia é bonita contudo estava cheia de sargaço, o que tira um pouco a beleza...acabei por descobrir uma parte da praia, já no final, quase sem sargaço e sem ninguém, por isso aproveitei para ficar lá um tempinho, a água estava fantástica e diverti-me imenso, sim estava sozinha mas não pensem que por isso não nos podemos divertir, é bem possível! 😆
Existe um Shopping próximo da praia onde decidi ir para fugir do sol e onde aproveitei para provar uma Marquesita, fiquei fã.
Aliás aproveito para dizer que comer bem no México não foi fácil, uma vez que eles comem muita carne (e eu não como carne), e quando a comida não tem carne costuma ter queijo, o que também não é muito saudável...os minimercados maioritariamente vendem porcaria, ou seja fritos e doces, apenas nos supermercados conseguimos encontrar um pouco de tudo e não são caros felizmente, sendo que sempre que comia em restaurantes acabava por pedir comida a mais, não sei porquê 😅.
À noite caminhei até uma zona mais turística da cidade, acabei por encontrar uma praça com um palco, com muitos restaurantes e lojinhas e muitas pessoas a circular, bastante agradável, mais ainda porque nesse palco estava um grupo de Breakdancers a treinar, pelos vistos nesse fim de semana iam participar numa competição, eu adorei ter testemunhado a dança deles, o que fiz durante bastante tempo confesso, acabei até por falar um pouco com alguns deles, era malta simpática.
Esta experiência melhorou ainda mais o meu último dia, que já estava a ser muito bom e acabou por ser o final perfeito para esta viagem ao México 😍.
No dia seguinte disse Goodbye ao México, sim em inglês porque nessa semana falei mais inglês do que espanhol, uma vez que não me sentia confortável a falar espanhol (ainda), e disse Hola ao meu próximo destino, querem saber qual foi? 😉😎
Comments